RADAR POLÍTICO – O desafio eleitoral de Amanda Rodrigues rumo à Alepe
- Brito
- há 7 horas
- 3 min de leitura

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO – BLOG PONTO DE VISTA
Filha de Ramos, prefeito de Paulista, o sexto maior colégio eleitoral de Pernambuco, com mais de 203 mil eleitores, Amanda Rodrigues (PSD) se vê diante de um grande desafio político-eleitoral neste ano: conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Para quem observa atentamente o cenário político de Paulista e compreende a conjuntura estadual, a conclusão é clara: Amanda Rodrigues não terá uma caminhada fácil. O primeiro obstáculo a ser superado é deixar de ser uma pré-candidata de perfil estritamente provincial. Embora aliados e entusiastas de seu projeto apostem que ela poderá sair de Paulista com uma votação expressiva, a realidade imposta pelo cenário político é mais complexa. Apesar de contar com o apoio do prefeito, seu pai, Amanda não reúne, até o momento, o apoio de nenhum dos 15 vereadores do município.
Há quem aposte que ela possa obter em Paulista ao menos um terço dos cerca de 120 mil votos conquistados por Ramos no segundo turno da eleição municipal de 2024. No entanto, o histórico recente recomenda cautela. A única política a ultrapassar a marca dos 30 mil votos na cidade foi a delegada Gleide Ângelo, que em 2018 alcançou expressivos 33 mil votos no município. Desde então, nenhum outro candidato conseguiu superar a casa dos 13 mil votos. O próprio Ramos, por exemplo, obteve 9.384 votos em Paulista em 2018 e caiu para 6.318 votos quando disputou uma vaga na Alepe.
Soma-se a esse cenário o peso de uma gestão municipal sem entregas e baixa popularidade. Além disso, a forte concorrência com deputados e pré-candidatos a deputado estadual no Litoral Norte representa mais um obstáculo para que Amanda Rodrigues consiga avançar eleitoralmente em outros municípios da região.
BEM NA FITA – Ainda no Litoral Norte, quem vem conseguindo avançar com consistência na região é o pré-candidato a deputado estadual Zé de Irmã Teca (PSD). Reconhecido pela forte capacidade de articulação política, o ex-prefeito de Itapissuma tem ampliado sua base eleitoral com habilidade, ocupando espaços deixados por adversários e se consolidando como um nome competitivo na disputa.
TRABALHANDO PELA SAÚDE – O pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte, utilizou as redes sociais para destacar uma agenda voltada ao fortalecimento da política de saúde oncológica em Pernambuco. A caminho de Barretos, no interior de São Paulo, o parlamentar vai cumprir agenda no Hospital do Amor, referência nacional e internacional no tratamento do câncer. A comitiva é composta pela superintendente do Hospital do Câncer do Sertão, Irmã Fátima Alencar, e o superintendente do Hospital de Câncer de Pernambuco, Dr. Sidney.
NO JOGO – Ao menos 14 vereadores do Recife devem entrar em campo nas eleições deste ano. Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco estão Romerinho Jatobá, Aderaldo Pinto, Gilson Machado Filho, Davi Muniz e Medina. Já para a Câmara Federal miram um assento Samuel Salazar, Tadeu Calheiros, Eduardo Moura, Rinaldo Júnior, Kari Santos, Andreza Romero e Liana Cirne. Fora do eixo proporcional, a vereadora Jô Cavalcanti deve disputar uma vaga no Senado.
EM CAMPO – De olho na reeleição, o deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) tem aproveitado o recesso parlamentar para intensificar a presença nas bases. Em passagem por Jataúba, o parlamentar esteve com a prefeita Dra. Cátia Ribeiro, que reafirmou a parceria política com o parlamentar. “Diogo é um parceiro de muitos anos”, destacou a gestora.
PREGO BATIDO, PONTA VIRADA – Em conversa com este blogueiro, o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), afastou de vez qualquer possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Labanca está fechado com o deputado estadual Eriberto Filho (PSB).
ALGUÉM RESPONDE? – Quantas crianças, de fato, iniciarão o ano letivo nas creches prometidas pelo governo Raquel Lyra?
Fonte : Blog Ponto de Vista.



Comentários