PSD terá maior bancada de deputados do estado, promete Raquel Lyra
- Brito
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Gilberto Kassab e Raquel Lyra (centro), na nova sede do PSD de Pernambuco. Foto: Rachel Andrade/LeiaJá
A governadora Raquel Lyra (PSD), presidente estadual de seu partido, inaugurou, na noite dessa segunda-feira (1º), a nova sede da sigla, no bairro da Ilha do Leite, no centro do Recife. Na solenidade, a líder falou sobre o futuro, alfinetou opositores e assinou a 70ª ficha de filiação de um prefeito, com a promessa de formar “a maior bancada de deputados estaduais e federais” do estado.
Seu discurso buscou atrair uma militância ainda recente no estado, apesar dos 13 anos de existência do partido. “Hoje a gente toma uma casa nova. Uma casa para o PSD, que ficou pequeno no lugar que ocupava”, disse a gestora.
A cerimônia contou com a presença de lideranças de partidos da base, como o PP, União Brasil e o Podemos, além do PL, representado pelo deputado Joel da Harpa, apesar de não haver menção direta à sigla. O PSD não conta com uma frente ampla, e sabendo disso, Raquel defendeu a posição de ter uma base forte, mesmo que não seja a maioria. “Nós não queremos ter a hegemonia, nós não queremos ter unanimidade. Esse não é o propósito de fazer a boa política. A gente precisa construir laços, e esses laços são dados não só por quem está do nosso lado, mas por quem está fora também”, declarou.
Representação
Com o público presente, Raquel buscou puxar o ânimo da militância ao mencionar a representatividade, uma das frentes de seu governo, em especial ao falar de sua vivência na política enquanto mulher. “Represento mulheres, alguém que pelos olhos da política tradicional não estaria aqui, porque não carregava o maior número de prefeitos naquela ocasião, não tinha o maior tempo de televisão, não tinha a maior quantidade de dinheiro que as pessoas achavam que seria necessário para vencer uma eleição”, pontuou.
Fazendo aceno ao presidente nacional, Gilberto Kassab, também presente no evento, ela demonstrou estar em uma posição estratégica, sob as asas do líder. “Aprendi com meu pai muito cedo, nas nossas conversas, esse dizia: ‘minha filha, não tenha medo de pessoas que são mais fortes do que você. Traga elas para junto’, e foi por isso que eu estou aqui junto”, afirmou, puxando o braço de Kassab.
E ainda alfinetou a oposição, representada pelo prefeito João Campos (PSB), herdeiro de uma forte família política. “Brincadeiras a parte, não temos medo de sombra porque, do nosso lado, não temos escolhidos para poder dizer ‘é você que cresce’ ou ‘é você que não cresce’. Não temos aqui uma família completa para apresentar como candidato, já dono das cadeiras completas”, destacou.
Promessa de crescimento
Reforçando a ideia propagada por Kassab, de que o PSD é “o partido que mais cresce no Brasil”, Lyra afirmou que pretende formar a maior bancada legislativa do estado, nas próximas eleições. “Vai ser a maior bancada de Pernambuco, de deputados estaduais e federais, se Deus permitir. Estamos juntando gente, respeitando nossos aliados, fortalecendo cada um deles, mas nosso partido só tende a crescer”, disse.
Fonte: LeiaJá.
Comentários