Pernambuco terá um clássico
- Brito
- há 22 minutos
- 2 min de leitura

Os números da pesquisa Datafolha/CBN deixam um recado direto: a eleição de 2026 em Pernambuco será um verdadeiro clássico.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece com 47% das intenções de voto. A governadora Raquel Lyra (PSD) soma 35%. A diferença existe, mas o dado mais relevante está na redução para 10 pontos.
Raquel segue ancorada na gestão. O eleitor reconhece esforço e organização, mas ainda não a enxerga plenamente como candidata à reeleição. Falta transformar a aprovação de gestão, que é de 61%, em intenção de votos.
Por sua vez, João Campos tem a largada a partir do eleitor do Recife e da Região Metropolitana, o que o garante na frente desde o início. Soma-se a isso a vinculação direta ao seu pai, o saudoso ex-governador Eduardo Campos, além da força nas redes sociais.
A pesquisa de hoje repete a tradição das eleições pernambucanas, quase sempre marcadas por disputas clássicas, salvo algumas exceções.
ESPONTÂNEA – Chamou a atenção o cenário espontâneo da pesquisa Datafolha. Pela primeira vez, a governadora aparece à frente de João Campos. Raquel tem 24% e ele, 18%. Outros 39% ainda se dizem indecisos.
FAVORITO -Segundo a pesquisa publicada, o prefeito João Campos (PSB) segue como favorito ao pleito. Mas não pode cometer erros e precisa manter essa “gordura” na intenção de votos. A formação da chapa será o primeiro grande desafio.
FENÔMENO – Na corrida pelo Senado, a ex-deputada Marília Arraes (SD) lidera com muita folga em todos os cenários. Com esses números, pode ter carimbado o passaporte para ocupar uma das duas vagas no palanque de João Campos.
FRASE DO DIA: “Eleição e mineração se sabem na apuração”, disse certa vez o ex-prefeito Eufrásio Gouveia. A frase se encaixa perfeitamente no pleito de Pernambuco deste ano.
RÁPIDAS
CHAMOU ATENÇÃO – O ex-senador Armando Monteiro Neto (Podemos) apareceu muito bem na corrida pelo Senado. Mesmo após oito anos sem disputar eleições, ainda nutre um recall forte.
DETALHES – O voto de Miguel Coelho está muito entrelaçado com o da governadora Raquel Lyra. Ele é o pré-candidato ao Senado com maior vinculação de votos à gestora estadual. Marília, por sua vez, lidera na vinculação com João Campos.
SEM RECALL, MAS FORTE – O deputado federal Eduardo da Fonte também apareceu bem no retrato do Senado, mesmo nunca tendo disputado uma majoritária. Consegue empatar com nomes já postos.
PINGA-FOGO: Quem herdará mais o voto de Eduardo Moura: João ou Raquel?
Fonte : Blog do Elielson.