Fácil não. Clássico!
- Brito
- há 2 horas
- 2 min de leitura

A pesquisa Datafolha divulgada hoje (dia 6) encomendada pela CBN, mostra que a disputa este ano será acirradíssima, com direito a sonhos para todos os lados. A última vez que o Instituto realizou uma pesquisa em Pernambuco foi no mês de outubro de 2025 e João Campos liderava com 52% e a governadora Raquel Lyra com 30%. Nesta nova pesquisa, João Campos (PSB) caiu 5% e a governadora Raquel Lyra cresceu 5%. A frente que antes era de 22 pontos, passou a ser 12.
O cenário aponta pela primeira vez a possibilidade de um segundo turno, já que João teria 52% e como são 3% a margem de erro, ele poderia estar com 55 ou com 49.
Outro dado importante é o cenário espontâneo. Em outubro de 2025, ambos, Raquel Lyra e João Campos estavam com 23%. Agora, João caiu para 18%, enquanto a governadora Raquel Lyra subiu um ponto e atingiu 24%. Esse cenário é considerado pelos cientistas políticos como muito importante para este momento de pré-campanha.
Logo, vamos ter um clássico e um acirramento como nunca antes visto nas campanhas eleitorais de Pernambuco.
Bom para Marília
A pesquisa Datafolha traz números muito animadores para a ex-deputada federal Marília Arraes. Nome sempre colocado em dúvida nas campanhas, Marília apareceu liderando em todos os cenários do Datafolha, chegando a ultrapassar a casa dos 40%.
Competitivos
Os nomes de Eduardo da Fonte e de Miguel Coelho também se mostram bastante competitivos. Outro que chama a atenção é do ex-senador Armando Monteiro que apesar de não aparecer muito na mídia, acabou pontuando entre 12 e 16 pontos nos mais diversos cenários.
PT com João
Apesar de tecer elogios a governadora Raquel Lyra, o senador Humberto Costa disse em entrevista à CNN, que o PT vai mesmo caminhar com João Campos. “Temos uma boa relação com a Raquel Lyra, que é boa gestora, mas também temos uma relação histórica com o PSB. A tendência é estarmos com João Campos” disse o senador.
Arquivamento
A Assembleia Legislativa de Pernambuco arquivou ontem o pedido de impeachment contra a governadora Raquel Lyra, após parecer da Procuradoria. O gesto foi entendido como um ato de grandeza por parte do presidente Álvaro Porto (PSDB), apesar dele ser um adversário declarado da governadora.
Bateu
Segundo algumas pessoas observadoras da política, o cenário trazido pelo Datafolha bateu com algumas pesquisas internas realizadas entre o final de janeiro e início de fevereiro.
Gilson no Podemos
O ex-ministro Gilson Machado vai mesmo se filiar ao Podemos. O ato de filiação ocorre no dia 12 de fevereiro e contará com a presença de Renata Abreu, presidente nacional do Podemos.
Fonte : Blog do Silvinho.



Comentários