Obras emblemáticas
- Brito
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Terça-feira duas obras emblemáticas estarão no foco dos pernambucanos e, principalmente, também do mundo político. O presidente Lula (PT) vem garantir o início do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, que já deveria estar funcionando. No governo do petista, o projeto teve início, mas apenas o Trem 1 foi entregue em 2014. A segunda etapa ficou na promessa porque os governos seguintes de Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro não deram sequência. E talvez tenha faltado força e união política das lideranças locais para dar pressão no Governo Federal. Foi um grande prejuízo para Pernambuco, porém agora surge um alento. Para se ter ideia da importância, quando a Rnest estiver completamente pronta, representará cerca de 10% do ICMS de Pernambuco. É muita grana que já poderia estar girando na economia. Coincidentemente, no mesmo período, os governos Federal e Estadual simplesmente paralisaram a construção da Barragem Panelas II, no município de Cupira, quando já estava com 50% das obras. Na terça será inaugurada. O projeto fazia parte de um conjunto de cinco barragens que protegeriam moradores do Agreste e Mata Sul das cheias. O desastre de 2010 ainda está na memória de quem viu as águas invadirem as cidades com alto grau de destruição. Ano que vem, haverá eleições presidencial e para o Governo do Estado. O presidente Lula e a governadora Raquel Lyra (PSD) terão o Trem 2 da Rnest e a Barragem de Panelas II como ativos importantes para suas campanhas.
Raquel rebate críticas
Os vereadores que estavam no Congresso da UVP, em Petrolina na quinta-feira, ouviram o deputado Álvaro Porto (PSDB) detonar o Governo Estadual. Na sexta, o mesmo público ouviu a governadora Raquel Lyra (PSD) explanar todos os investimentos que a sua gestão vem realizando, nos últimos três anos, em todo o Estado.
Disputa no PT 1
O PED do PT acabou, mas ainda tem disputa interna entre os grupos para eleger a secretária da Mulher do diretório pernambucano. Por sinal, é a única secretaria que terá bate-chapa com três candidatas. A votação neste domingo será virtual e só mulheres filiadas podem participar.
Disputa no PT 2
Paula Menezes tenta ser reeleita secretária da Mulher de forma independente. Rebecka Rabelo tem apoio dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. E Madalena Margarida é apoiada pelo presidente estadual Carlos Veras, e o presidente do PT Recife, Osmar Ricardo, além da Fetape.
Álvaro rebate Socorro
O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), reagiu à declaração da deputada Socorro Pimentel (UB), sobre a PEC 30. “A líder do Governo, ao tratar a PEC 30 como complexa, demonstra total desconhecimento da matéria. Trata-se apenas da adaptação do nosso texto constitucional às alterações promovidas na Constituição Federal e às decisões do STF”, rebateu.
Fonte Blog Dantas Barreto.



Comentários