No Geraldão, Prefeitura dá o pontapé inicial no Recife Bom de Bola Futsal
- Brito
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Torneio começou neste sábado (10) e vai até agosto, reunindo 183 equipes e um total de três mil atletas. Partidas ocorrerão no Geraldão, no Compaz Ariano Suassuna e outros espaços. Pela primeira vez, competição terá a categoria transgênero.
A temporada do Recife Bom de Bola Futsal foi oficialmente aberta neste sábado (10), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira.
Ao todo, foram 12 confrontos neste sábado, todos abertos ao público. Nesta edição, 183 equipes disputarão o torneio, reunindo aproximadamente 3.000 atletas. A competição é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e ocorrerá até o mês de agosto, quando serão conhecidos os campeões. O prefeito João Campos participou da cerimônia de abertura.
“O Recife Bom de Bola nasceu nos campos da periferia da cidade, como a maior competição de futebol de várzea e há seis anos foi implementada a modalidade de futsal.
Hoje começa esta competição com mais de 150 times, mostrando como é importante ter uma ação de política pública que gera oportunidades e incentivando o esporte. Desejo a todos os times um bom campeonato, aproveitem e, principalmente, façam valer o espírito esportivo”, destacou o prefeito, João Campos.
O torneio será disputado nas seguintes categorias: Futsal aberto masculino, Futsal sub-15 masculino, Futsal aberto feminino, Futsal sub-14 feminino e Transmasculina. Esta será a primeira vez em que o Recife Bom de Bola contará com uma categoria transgênero. O objetivo da iniciativa é oportunizar a participação de mais atletas, tornando a competição mais inclusiva. As partidas serão realizadas no Geraldão, no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e em outros espaços, que podem ser definidos ao decorrer do campeonato.
O Recife Bom de Bola é considerado o maior campeonato de várzea do mundo e tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento desportivo. Esta será a 6ª edição da disputa na modalidade futsal. Em 2024, o torneio reuniu 3.275 atletas, divididos por 183 equipes. Ao todo, 2.572 gols foram marcados durante a competição, que teve 383 jogos.
Rafaele Nascimento, 13 anos, contou um pouco da alegria de participar do Recife Bom de Bola. “É a minha segunda vez jogando o campeonato e eu gosto muito, porque aqui na região não tem muitas competições femininas e é importante fazer aquilo que a gente ama”, disse.
“Hoje damos o pontapé inicial no campeonato Recife Bom de Bola, que é referência em toda a região, já que recebemos competidores de outras cidades. Então, essa edição já entrou para história do campeonato, já que pela primeira vez vamos ter a participação de equipes trans no campeonato, promovendo justamente o que a gente preza, que é um Recife com mais inclusão social e oportunidades para todos”, destacou o secretário de Esportes, Eriberto Filho.
Para a modalidade de campo, as inscrições seguem abertas. As equipes interessadas em participar da 12ª edição devem se inscrever até o dia 1° de junho (bomdebola.recife.pe.gov.br/). O campeonato será disputado nas seguintes categorias: aberto masculino, aberto feminino, sub-09, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, veterano e sessentão. As idades permitidas em cada categoria e demais critérios de participação podem ser conferidos no regulamento geral da competição.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Comments