top of page
Buscar

Lula não participará do primeiro turno da eleição em Pernambuco

  • Brito
  • há 14 minutos
  • 3 min de leitura

Uma questão que parecia estar resolvida na cena política estadual poderá ter uma reviravolta, para muitos, inesperada. Afinal de contas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, participará ou não do primeiro turno da eleição em Pernambuco?


Lula virá ao estado ou adotará uma estratégia de distanciamento para garantir o apoio de múltiplos palanques?Um integrante do Planalto confidenciou à coluna que o presidente Lula não irá ao estado, ao menos no primeiro turno da disputa eleitoral deste ano.


Aliado do PSB e amigo do prefeito do Recife, João Campos, o presidente também mantém uma excelente relação com a governadora Raquel Lyra, do PSD, que não esconde sua admiração pelo petista.


Alguns sinais já vêm sendo dados nas últimas semanas, que reforçam e endossam a tese de que Lula não tomará partido no estado. Declarações de importantes nomes da legenda, como o deputado estadual João Paulo, que recentemente defendeu publicamente a tese dos múltiplos palanques em defesa de Lula em Pernambuco, e o não posicionamento oficial do PT no recente caso da acusação de “arapongagem” contra um secretário do Governo de João, dão a nítida impressão de que João não terá aquele que ele imaginava ser o seu grande trunfo para este ano: o apoio único e fechado de Lula e do PT.


O começo de tudo - Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios, a senadora Teresa Leitão falou sobre os trabalhos na CPMI do INSS, da qual ela é membro suplente. “Tem gente que vai para lá só para fazer filminhos para postar em redes sociais, mas tem gente que tem depoimentos e investigações que, inequivocamente, mostram que tudo começou no governo do ex-presidente Bolsonaro”, disse ela.


Prego batido, ponta virada - Lula não participará do primeiro turno da eleição deste ano em Pernambuco. O presidente quer, na verdade, ter o apoio dos principais nomes da política estadual, leia-se a governadora Raquel Lyra, candidata à reeleição e o prefeito do Recife, João Campos. O presidente manterá uma postura de isenção e neutralidade no estado.


Fora da disputa - O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, não disputará nenhum mandato eletivo na eleição deste ano. Principal nome do PSD em Pernambuco, ele seguirá no time de ministros do presidente Lula, podendo assumir o cobiçado Ministério da Agricultura na minirreforma que acontecerá no próximo mês de abril, momento em que muitos auxiliares do presidente se desincompatibilizarão dos seus cargos para as disputas eleitorais em seus estados.


Inédito - “Provavelmente, pela primeira vez na história, teremos os principais candidatos ao governo apoiando o nosso presidente Lula”. A fala é do deputado federal Carlos Veras, que ocupa o posto de presidente estadual do PT pernambucano. Segundo ele, existe a real possibilidade de que, além do prefeito do Recife, João Campos, a governadora Raquel Lyra também anuncie apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Garimpando - O prefeito de Camocim de São Félix, Sostenes, do PSD, está em Brasília, onde busca parcerias e investimentos a sua cidade. Em entrevista concedida à Coluna ele revelou que esteve nos gabinetes dos senadores Humberto Costa e Fernando Dueire, além do gabinete do deputado federal Túlio Gadêlha. O prefeito relatou ainda que conseguiu junto ao senador Duere recursos que serão utilizados na pavimentação do bairro Nossa Senhora do Carmo.


Indefinido - “Sou um militante político a serviço do partido”. A fala é do ex-deputado federal Tadeu Alencar, um dos nomes mais respeitados do PSB pernambucano. Em entrevista à Coluna, ele revelou que ainda não foi definido qual será o seu papel na eleição deste ano. Segundo ele, a legenda ainda não decidiu “qual tarefa lhe será dada”. Tadeu poderá ser candidato a deputado estadual, deputado federal ou mesmo ocupar espaço de coordenação na iminente candidatura de João Campos ao Governo do Estado.


Fonte: Blog do Alberes Xavier.

 
 
 

Brito

São Lourenço da Mata - PE

©2024 por Brito. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page