Espaço e apoio
- Brito
- há 5 dias
- 2 min de leitura

O deputado federal Lula da Fonte (PP) disse em entrevista ontem que tanto ele quanto o seu pai, o deputado federal Eduardo da Fonte que preside a federação União Progressista em Pernambuco, irão defender com unhas e dentes que as duas legendas federadas apoiem a reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) contra uma provável candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco.
A reafirmação de apoio de Lula da Fonte acontece em um momento no qual o prefeito João Campos (PSB) postou em suas redes sociais uma foto com Antonio Rueda e o deputado federal Fernando Filho (UB), onde foi debatido o assunto de 2026.
João está de olho no apoio da federação tendo em vista que as chances de apoio diminuíram após a união das duas legendas e o comando ter ficado nas mãos de Eduardo da Fonte que é aliado de Raquel Lyra e já deixou claro que pretende disputar uma vaga no Senado Federal em 2026.
Vale salientar que no próximo ano, o apoio a qualquer nome para o Governo de Pernambuco, seja Raquel Lyra ou mesmo João Campos, passará pelo compromisso de que haja espaço na chapa majoritária para a União Progressista.
Agenda
Raquel Lyra inaugura hoje em Caruaru, o Hospital da Mulher do Agreste. Esta é a primeira maternidade entregue como parte de um conjunto de ações voltadas à ampliação da assistência materno-infantil em todo o Estado. Após mais de uma década com as obras paralisadas, o hospital começa a funcionar para ampliar e descentralizar os serviços de obstetrícia e ginecologia no Agreste, oferecendo atendimento de alta complexidade voltado à saúde da mulher.
Elogios
A declaração de Lula da Fonte acontece na mesma semana em que o prefeito João Campos teceu elogios ao deputado federal Eduardo da Fonte sobre a forma como o mesmo faz política no estado.
Aproximação
Após a declaração pública, chegou a ser levantada a possibilidade de que não estaria descartada em 2026, uma aliança entre Da Fonte e João Campos. No entanto, é certo que o grupo político do deputado federal que comanda hoje a federação, defenda o apoio a governadora Raquel Lyra que tentará a reeleição.
Espaço
Apesar do apoio, lideranças esperam que a governadora deixe em sua chapa majoritária uma vaga de senador para Eduardo da Fonte, que seria o representante da federação. Estarão em jogo no próximo ano duas vagas.
Também quer
Miguel Coelho, não desistiu de disputar uma vaga no Senado em 2026, mesmo com o tempo não muito favorável na federação. Pelo que se dá a entender, o grupo dos Coelhos defenderá que a União Progressista caminhe na oposição.
Peso importante
Qualquer postulante ao Senado sabe a importância de ter o apoio dos prefeitos e neste quesito, o grupo da governadora Raquel Lyra tem uma vantagem imensa. Pelo menos 150 prefeito estarão apoiando sua reeleição.
Fonte: Blog do Silvinho.
Comments