Artigo destaca o fortalecimento da fiscalização municipal com a análise de dados da NFS-e
- Brito
- há 4 horas
- 1 min de leitura

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, mais um artigo referente às principais mudanças da Reforma Tributária. Assinado pelo gerente de Fiscalização e Administração Tributária de Aracruz (ES), Eduardo Ramos Loureiro, o artigo tem como tema "Mapeando redes e conexões: uma nova leitura dos dados da NFS-e em ambiente nacional”.
A publicação apresenta uma abordagem inovadora para o uso estratégico dos dados da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no fortalecimento da fiscalização municipal e demonstra como a Análise de Redes Sociais (ARS) permite compreender melhor os fluxos econômicos, identificar padrões de risco fiscal e aprimorar a governança tributária.
A abordagem está alinhada à Lei Complementar 214/2025, que reforça o uso de dados e o monitoramento fiscal como pilares da administração tributária moderna, orientada pela transparência, prevenção e autorregularização.
Toda semana, a CNM, por meio do Conselho Técnico das Administrações Tributárias Municipais (CTAT), divulga um artigo com as principais orientações acerca da Reforma Tributária. Os artigos estão disponíveis no site da Reforma Tributária.
Fonte :Da Agência CNM de Notícias.



Comentários