Álvaro Porto desponta como favorito para ser o vice de João Campos
- Brito
- há 11 minutos
- 3 min de leitura

Chegamos ao mês de fevereiro, e muitas indefinições ainda persistem no campo eleitoral de Pernambuco. Uma delas é sobre a participação ou não de Miguel Coelho, ainda no União Brasil, na chapa que deverá ser encabeçada pelo prefeito do Recife, João Campos, do PSB.
Muitos dizem que se dependesse apenas de João, Miguel estaria na chapa, entretanto, está claro que a definição do “time” do prefeito do Recife não depende apenas dele ou de sua vontade pessoal.A montagem da chapa que acompanhará João Campos na eleição de outubro deverá obedecer a alguns critérios e etapas.
Em reserva, algumas fontes ouvidas pela coluna garantem que o nome de Miguel foi “barrado” por lideranças petistas (leia-se Lula) que não enxergam nele a figura de um aliado do presidente da República.
A candidatura de Miguel ao Senado então estaria totalmente inviabilizada. Já para o posto de vice-governador, Miguel não teria interesse algum. Seu foco é realmente em uma das vagas ao Senado na Frente Popular de Pernambuco.
Correndo por fora, mas com reais chances de sucesso, está o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, do PSDB.
Álvaro é corajoso, tem um perfil firme de fazer política e tem feito reiterados gestos de apoio ao projeto eleitoral de João Campos. Ao contrário de Miguel, seu nome não enfrenta vetos ou qualquer tipo de objeção.
Dessa forma, a peso de hoje, podemos cravar que Álvaro Porto é favorito a estar ao lado de João Campos na disputa pelo Governo do Estado na eleição deste ano.
Deputado de Caruaru – O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) cumpriu agenda intensa em Caruaru, com entregas na área da educação e participação no Pré-Carnaval Multicultural, ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD). A atuação é marcada por resultados: foi o único parlamentar a destinar emenda para o Aeroporto de Caruaru, garantindo R$ 7 milhões. Somadas as emendas e a articulação de recursos do PAC, já viabilizou cerca de R$ 200 milhões para o município, consolidando-se como representante de Caruaru na Câmara Federal.
Time de João - Durante entrevista no Baile Municipal, o prefeito João Campos deixou bem claro quem está no seu time para 2026. E entre eles está o nome de Miguel Coelho, que mesmo se não tiver lugar na chapa, estará ao lado de João. Do outro lado da moeda, o nome de Eduardo da Fonte, mais um postulante a uma vaga ao Senado Federal, não foi citado, mostrando que ele ficará mesmo com a governadora Raquel Lyra.
Abertura do carnaval - O final de semana de shows do Festival Pernambuco Meu País foi considerado um verdadeiro sucesso. Com grandes atrações, presença em massa de público e organização elogiada, o evento reforçou o que já tinha sido visto em outras edições. A governadora Raquel Lyra destacou o festival como instrumento de incentivo a cultura e tratou o evento como a abertura do Carnaval de Pernambuco.
Nova filiada - Viviane Facundes, primeira-dama de Gravatá e pré-candidata a deputada estadual, se filiou ao PSD da governadora Raquel Lyra na última sexta-feira. Durante seu discurso, ela falou em renovação da esperança através de sua candidatura: “A esperança se renova com alguém que sabe o que é cheiro de povo, com um olhar de gente que tem gosto de fazer bem feito”, disse.
Apoios em Caruaru - O projeto de reeleição do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e a pré-candidatura de Gabriel Porto a deputado federal ganharam reforço no Agreste com o apoio do ex-prefeito de Caruaru Tony Gel e do empresário Tonynho. As adesões fortalecem o grupo político na capital do forró, maior colégio eleitoral do interior, ampliando a base e consolidando a articulação regional.
Vice de Lula - A deputada Tabata Amaral afirmou que Geraldo Alckmin é o melhor vice para governar ao lado do presidente Lula. Em entrevista à CNN, destacou a experiência, o equilíbrio e a capacidade de articulação do vice, citando negociações internacionais e abertura de mercados. Segundo Tabata, Alckmin atua para resolver problemas, preserva empregos e adota um perfil técnico e discreto, alinhado aos valores do PSB.
Fonte : Blog do Alberes Xavier.