Raquel anuncia concurso e afirma: “Podia investir em propaganda em vez de contratar policiais”
- Brito
- há 6 horas
- 2 min de leitura

Governadora Raquel Lyra (PSD). Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), anunciou a abertura de um novo concurso público para a área de segurança ainda este ano e voltou a defender os investimentos no setor durante entrevista à Rádio Jornal, nesta sexta-feira (20).
Ao longo do diálogo, a gestora também fez um balanço do Carnaval 2026 e afirmou que o Estado realizou “a festa mais segura da nossa história”.
Novo concurso e reforço no efetivo
Ao comentar a política de segurança pública, Raquel afirmou que o Estado recebeu, em 2023, um efetivo equivalente ao de 1993 nas polícias Militar, Civil e no Corpo de Bombeiros.
“Todo dia se aposenta alguém, alguém pede baixa, alguém vai para a reserva. Chegamos ao governo com o mesmo efetivo de 1993. É claro que isso não podia dar certo. Como é que faz com a segurança pública? Tem que fazer concurso público”, declarou.
Segundo a governadora, a meta é chegar a 7 mil novos profissionais nomeados até o fim de 2026. Ela informou que 3.700 policiais já foram nomeados, além de 900 policiais penais, e que em abril mais 2.400 policiais militares serão incorporados às ruas.
A chefe do Executivo também confirmou que um novo concurso para a Polícia Civil de Pernambuco será aberto ainda em 2026, com nomeações previstas para 2027.
Em publicação nas redes sociais, Raquel afirmou que poderia optar por outro tipo de investimento, mas priorizou a contratação de efetivo.
“Eu podia investir em propaganda em vez de contratar policiais para proteger a sociedade, mas eu tenho um propósito: a vida do povo pernambucano”, escreveu.
A declaração foi interpretada nos bastidores como uma indireta ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), em meio ao ambiente pré-eleitoral.
Balanço do Carnaval
Na entrevista, a governadora também apresentou números do Carnaval 2026. De acordo com o governo estadual, mais de 2,8 milhões de turistas passaram por Pernambuco durante o período festivo. Segundo ela, houve aumento de cerca de 10% na movimentação do aeroporto em relação ao ano anterior.
No campo da segurança, Raquel afirmou que foram realizados mais de 51 mil lançamentos de efetivo das forças policiais durante os dias de festa.
“Fizemos o carnaval mais seguro da nossa história. Houve redução de homicídio, redução de crime de roubo, redução de crime de furto. As ocorrências caíram 8%”, disse.
A governadora destacou ainda o uso de tecnologia, com mais de 500 câmeras com reconhecimento facial em operação no Recife e em Olinda, além de drones e helicópteros.
Ela também ressaltou a integração com guardas municipais em cidades como Camaragibe.
Durante o período carnavalesco, Raquel percorreu diferentes regiões do Estado, do Litoral ao Sertão, visitando municípios como Salgueiro, Pesqueira, Bezerros e Nazaré da Mata. Segundo ela, foram 1.440 quilômetros rodados entre a abertura oficial da festa e a Quarta-feira de Cinzas.
No campo cultural, o governo informou investimento superior a R$ 80 milhões, com mais de 1.300 contratações artísticas — 97% de atrações pernambucanas — e pagamento de cachês em dia.
Fonte : LeiaJa.



Comentários