RADAR POLÍTICO – Prego batido, ponta virada: PT e PSB irão caminhar juntos em Pernambuco
- Brito
- há 41 minutos
- 2 min de leitura

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO – BLOG PONTO DE VISTA
O que poderia ser apenas mais um registro da agenda carnavalesca ganhou forte simbolismo político. A presença do senador Humberto Costa na tradicional subida do Galo, ontem, ao lado do prefeito João Campos, ocorreu um dia após o encontro entre o gestor recifense e o presidente Lula. Na reunião, João tratou da aliança entre PT e PSB em pelo menos 15 estados, incluindo Pernambuco, e ouviu do próprio Lula a confirmação de que virá ao Galo da Madrugada.
Nesse contexto, a imagem de Humberto ao lado de João vai além da festa: soa como um recado claro de que PT e PSB caminham alinhados no estado. Para aliados da governadora que ainda alimentavam a expectativa de ter o PT em seu palanque ou até mesmo de um possível palanque duplo de Lula em Pernambuco, o gesto teve efeito de balde de água fria.
RECUO – Uma semana após conversar com Lula (PT) para supostamente oferecer apoio em troca de neutralidade em Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) adotou outro tom. Em entrevista à CNN, evitou assumir compromisso com a reeleição do presidente e afirmou que o PSD “tem direito” de lançar candidatura própria ao Planalto.
GESTO – O pré-candidato ao Senado Eduardo da Fonte (PP) tem se movimentado para fortalecer a reeleição do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB). Já mobilizou prefeitos e lideranças de sua base para atuar diretamente na recondução de Calheiros à Câmara.
CONFIANTE – Miguel Coelho (UB), também pré-candidato ao Senado, fez questão de publicar foto ao lado de Rueda, presidente nacional do União Brasil. No registro, destacou que conta com o respaldo da direção nacional para disputar uma vaga na Casa Alta.
PERDENDO TERRENO – O deputado estadual Nino de Enoque (PL) enfrenta uma sequência de baixas em sua base em Jaboatão dos Guararapes. Lideranças locais estariam migrando para o grupo da pré-candidata Andrea Medeiros (PSD). Nos bastidores, a articulação teria o dedo do prefeito Mano Medeiros, que acompanha de perto o movimento de esvaziamento.
FILIAÇÃO – O ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, Gilson Machado, oficializa nesta quinta-feira (12) sua filiação ao Podemos. O ato contará com a presença da presidente nacional da sigla, Renata Abreu, do presidente estadual em Pernambuco, Marcelo Gouveia, além de outras lideranças partidárias. Visto como puxador de votos, Gilson é uma das principais apostas do partido para a disputa por uma vaga na Câmara Federal.
Fonte : Blog Ponto de Vista.