top of page
Buscar

RADAR POLÍTICO – Passada a festa, começa a montagem do tabuleiro

  • Brito
  • há 4 horas
  • 3 min de leitura

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO – BLOG PONTO DE VISTA


Passado o brilho do Carnaval, o cenário político volta a ganhar centralidade. Durante os festejos de Momo, tanto João Campos quanto Raquel Lyra aproveitaram intensamente a vitrine popular para fortalecer suas respectivas imagens, circulando, dialogando e marcando presença no meio do povo.


Com a Quarta-Feira de Cinzas, os holofotes se voltam para um novo desafio: a montagem das chapas, não apenas majoritárias, mas também proporcionais. A tarefa exigirá habilidade política, capacidade de articulação e muito diálogo para acomodar aliados, atrair novos quadros e evitar ruídos internos.


Até o dia 4 de abril, prazo final para filiação de quem pretende disputar mandato neste ano, ambos terão que se dividir entre as agendas administrativas e a corrida pelas filiações. No caso de João, a maratona é ainda mais intensa. À frente da Prefeitura do Recife até essa data, ele precisará conciliar as articulações políticas com uma extensa agenda de entregas e inaugurações.


Daqui até lá, a tendência é de intensificação das movimentações nos dois campos. O Carnaval acabou, mas a disputa política está apenas começando a ganhar ritmo.


É BRONCA – Se, por um lado, a chapa de deputado estadual do PSD tem deixado em zona de conforto os nomes com potencial acima de 50 mil votos, o mesmo não se pode dizer da disputa para a Câmara Federal. Com Fernando Monteiro já filiado e Guilherme Uchôa Júnior de malas prontas para ingressar na sigla, ambos considerados “pule de dez”. Com esses dois quadros já consolidados, a chapa tem tido dificuldade de atrair novos nomes, o que deixa impossível a chance de alcançar três cadeiras.


NO TOPO – Nos bastidores, o comentário é praticamente unânime: a deputada estadual Simone Santana, do PSB, deve figurar no top 5 dos mais votados para a Assembleia Legislativa de Pernambuco na eleição deste ano. Com capilaridade que se estende pela Região Metropolitana, Zonas da Mata Norte e Sul, além do Agreste, Simone é reconhecida pela presença constante nas bases e apontada como um dos melhoras quadros da atual legislatura.


FORTALECENDO A BASE – O pré-candidato a deputado estadual Batista Cabral garantiu um reforço de peso em Olinda. Ele contará com o apoio do presidente da Câmara, Saulo Holanda, e de todo o seu grupo político. A articulação prevê dobradinha com Gabriel Porto na disputa para deputado federal.


SÓ PRA CONTRARIAR – Mesmo sem maioria na federação Rede Sustentabilidade/PSOL para emplacar candidatura própria ao Governo, o deputado federal Túlio Gadelha lançou o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, como opção ao Palácio. Movimento que já nasce com forte resistência interna, uma vez que o PSOL está fechado com Ivan Moraes para o Governo. Para o Senado, a Rede defende o nome do professor Paulo Rubem Santiago. Com duas vagas em disputa, a tendência é que Rubem tenha espaço, compondo com Jô Cavalcanti (PSOL).


CONCORRÊNCIA DE PESO – Ainda sobre Túlio Gadelha, a corrida para federal promete ser acirrada. Ele terá como um dos principais concorrentes na própria federação o militante de esquerda Jones Manoel, que se tornou fenômeno nas redes sociais por sua atuação combativa em debates contra bolsonaristas e conservadores. Dentro do PSOL, o clima é de otimismo quanto ao potencial eleitoral de Jones nas urnas.


NO PÁREO – O Partido Liberal, comandado em Pernambuco por Anderson Ferreira, terá o jornalista Carlos Britto na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Ele fará dobradinha com Lara Cavalcanti, também do PL. A dupla concentra forças em Petrolina, quinto maior colégio eleitoral do Estado, onde ambos mantêm forte atuação política e presença consolidada.


Fonte: Blog Ponto de Vista.

 
 
 

Comentários


Brito

São Lourenço da Mata - PE

©2024 por Brito. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page