Pesquisa: Humberto lidera todos os cenários da disputa do Senado, exceto contra Marília
- Brito
- há 5 minutos
- 3 min de leitura

O senador Humberto Costa (PT) lidera quatro dos cinco cenários na disputa pelo Senado testados pela pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (11). O petista só perde a dianteira quando a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) é incluída na simulação.
Participam da amostragem os seguintes nomes: Humberto Costa (PT), Silvio Costa Filho (Republicanos), Anderson Ferreira (PL), Eduardo da Fonte (PP), Fernando Dueire (MDB), Gilson Machado (sem partido), Miguel Coelho (União Brasil) e Marília Arraes (Solidariedade).
Nesse primeiro panorama, a presidente do Solidariedade aparece com 27% das intenções de voto consolidadas, enquanto o senador registra 21%. Empatado com Anderson Ferreira, Eduardo da Fonte mantém 13%. Nulos e brancos somam 10%, e 8% não souberam ou não responderam.
No recorte de primeiro voto, Marília Arraes lidera com 32% das intenções, seguida por Humberto Costa e Anderson Ferreira, ambos com 23%, enquanto Eduardo da Fonte aparece com 11%. Já no segundo voto, Marília registra 22%, à frente de Humberto e Anderson, que empatam com 18%, e de Eduardo da Fonte, que soma 15%.
O levantamento ouviu 2.000 eleitores em Pernambuco e simulou cinco cenários estimulados para a eleição ao Senado, considerando diferentes combinações entre oito possíveis candidatos. Em todos eles, os entrevistados puderam indicar primeiro e segundo voto.
Cenário 2
No próximo cenário, sem a presença da Marília Arraes, Humberto Costa aparece com 23% das intenções de voto consolidadas, seguido por Silvio Costa Filho (21%), Anderson Ferreira (19%) e Eduardo da Fonte (13%). Nulos e brancos somam 12%, mesmo percentual dos que não souberam ou não responderam.
No recorte de primeiro voto, Humberto amplia a vantagem e chega a 30%, enquanto Anderson marca 20%, Silvio 17% e Eduardo 11%. Já no segundo voto, Silvio Costa Filho lidera com 25%, seguido por Anderson (17%), Humberto (15%) e Eduardo (15%).
Cenário 3
Na perspectiva que retira Eduardo da Fonte e substitui por Fernando Dueire, Humberto também mantém a liderança, mas agora com 24%. Silvio Costa Filho permanece com 21%, Anderson Ferreira com 19% e Dueire com 9%. Nulos e brancos somam 13%, e 14% não souberam ou não responderam.
No primeiro voto, o petista atinge 31%, contra 23% de Anderson e 17% de Silvio. No segundo voto, Silvio lidera com 26%, enquanto Humberto e Anderson empatam com 16%.
Cenário 4
Agora, quem é substituído é o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, pelo seu ex-correligionário Gilson Machado, que se filia nesta quinta (12) ao Podemos. No cenário, Humberto registra 24%, seguido por Silvio (21%), Gilson (17%) e Eduardo da Fonte (14%). Nulos e brancos representam 12%, mesmo índice dos indecisos.
No primeiro voto, Humberto alcança 31%, enquanto Gilson aparece com 22%. No segundo voto, Silvio lidera com 25%, e Humberto soma 17%.
Cenário 5
Sem Silvio Costa Filho e com a entrada de Miguel Coelho, acontece um empate técnico na liderança: Humberto Costa e Miguel Coelho registram 24% cada. Anderson Ferreira aparece com 21%, e Eduardo da Fonte com 9%. Nulos e brancos somam 12%, e 10% estão indecisos.
Para a primeira vaga, Humberto marca 32%, seguido por Miguel (24%) e Anderson (22%). Já para a segunda cadeira, Miguel lidera com 24%, à frente de Anderson (19%) e Humberto (16%).
Fonte : Blog da Folha de PE.