Federação União Progressista causa rebuliço na política nacional e coloca em xeque estratégias eleitorais em Pernambuco
- Brito
- há 6 dias
- 3 min de leitura

Lançada oficialmente no último dia 29 de abril, a federação partidária União Brasil/PP, a União Progressista, tem causado um verdadeiro rebuliço, tanto na cena política nacional, quanto na estadual. O futuro dos dois partidos está totalmente indefinido e a essas alturas tudo pode acontecer na elaboração e execução de estratégias que visam a eleição do próximo ano.
Na cena política nacional os indicativos são de que tanto o União Brasil, quanto o PP estão cada vez mais distantes do Governo Lula, mesmo ocupando ministérios na gestão petista.
As especulações apontam para o iminente alinhamento da federação ao projeto de direita liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo o senador piauiense Ciro Nogueira, do PP, como candidato a vice em uma chapa presidencial.
Já no campo político pernambucano as especulações são muitas, visto que o principal nome do PP no estado, o deputado federal Eduardo da Fonte, mantém o discurso de defesa da governadora Raquel Lyra, do PSD. Na contramão disso, a Família Coelho, liderada por Miguel, segue alinhado ao prefeito do Recife, João Campos, do PSB, provável adversário de Raquel em 26.
Nesta quarta-feira, dia 7, uma postagem no perfil de João Campos no Instagram chamou a atenção. Na foto, ele aparece ao lado do deputado Fernando Filho e do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda.
“Conversa muito boa com o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e com o deputado federal Fernando Filho sobre o Brasil, Pernambuco e o Recife, os desafios que precisam ser superados, além de alianças que estamos fortalecendo em todo o nosso país”, disse João na legenda da foto.
Esse é o segundo aceno de João na direção da nova federação. Nesta terça, dia 6, ele já havia tecido elogios a forma ‘habilidosa e competente’ como Eduardo da Fonte constrói seus projetos eleitorais. Ou seja, João está atento e sedento, em busca de fechar uma aliança com a nova, robusta e promissora federação União Progressista.
Vergonhoso - Em Brasília a classe política ainda não consegue prever o real prejuízo político que o escândalo do INSS causará ao governo do presidente Lula, visto e tido como, o mais feio de todos os escândalos da história da república, uma verdadeira patifaria, que só foi descoberta agora, graças a Controladoria Geral da União e a Polícia Federal
.Cultura - Em entrevista a RPFM (104.3), o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti exaltou a força da cultura popular na Capital do Forró. “Uma cidade que respira cultura 24 horas. Destaco que no São João 2026 haverá espaço para várias tendências musicais e culturais, com destaque para atrações que se apresentarão no Polo Azulão, um ponto de referência e de sucesso no evento”, disse ele.
Rebate - O secretário de Turismo de Pernambuco, Kaio Maniçoba, rebateu o deputado Antônio Moraes após a cassação do prefeito de Exu, Júnior Pinto. “Decisão fere a vontade do povo de Exu”, afirmou Kaio ao Blog do Alberes Xavier, ao defender a reversão da sentença pela Justiça Eleitoral.
Influencia - A governadora Raquel Lyra avança no Sertão do Araripe com a filiação da prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues, ao PSD. “É uma alegria contar com Helbinha no nosso time”, afirmou Raquel, consolidando sua força e ampliando o domínio político da sigla no estado.
Absolvido - O deputado Edson Vieira (União Brasil) foi absolvido da acusação de uso indevido de carro-pipa da Prefeitura de Santa Cruz. “Sempre disse que não devia nada”, disparou. Alvo de denúncia feita por adversários, ironizou: “Fizeram tanta zoada, agora façam uma reflexão”, provocou.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Comments