Banco Master: grupo de senadores se reĂșne com diretor da PF e presidente do STF
- Brito
- hĂĄ 15 minutos
- 2 min de leitura

O Grupo de Trabalho (GT) que acompanha as investigaçÔes sobre o Banco Master se reĂșne na quarta-feira (11), Ă s 17h, com o diretor-geral da PolĂcia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e, Ă s 18h30, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin. O GT foi criado pela ComissĂŁo de Assuntos EconĂŽmicos do Senado (CAE).
Os encontros foram confirmados durante reuniĂŁo nesta terça-feira (10), quando tambĂ©m foram aprovados 19 requerimentos â relacionados a convites, prestação de informaçÔes e audiĂȘncias pĂșblicas. Entre eles, estĂŁo convites para o comparecimento de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, e Agusto Lima, ex-sĂłcio dessa instituição.
â A fraude bilionĂĄria do Banco Master alarma o paĂs; [o banco] funcionou por anos como um globo da morte para o mercado. (...) Esta comissĂŁo nĂŁo acobertarĂĄ esse espetĂĄculo, que deixou milhĂ”es de brasileiros na lona e afetou, principalmente, os fundos de previdĂȘncia, os fundos de pensĂŁo e as aplicaçÔes acima de R$ 250 mil â afirmou o presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL).
O Master foi liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central em 18 de novembro do ano passado.
Requerimentos
Os requerimentos aprovados pelo GT incluem audiĂȘncias pĂșblicas com:
 o presidente do Banco Central, Gabriel GalĂpolo;
o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton Santos;
o ex-presidente do Banco Central Paulo Sérgio Neves de Souza;
o presidente interino da ComissĂŁo de Valores MobiliĂĄrios (CVM), JoĂŁo Accioly;
o presidente do Tribunal de Contas da UniĂŁo (TCU), Vital do RĂȘgo Filho;
o diretor-geral da PolĂcia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.
As datas dessas audiĂȘncias ainda precisam ser confirmadas.
TambĂ©m foram aprovadas outras trĂȘs audiĂȘncias pĂșblicas (com datas a serem confirmadas):
uma para discutir o caso do conglomerado Master e a atuação das instituiçÔes brasileiras;
duas para esclarecer as operaçÔes financeiras, as aquisiçÔes de participaçÔes acionĂĄrias e os investimentos do Banco de BrasĂlia (BRB), em especial a operação de compra e investimento envolvendo o Banco Master (entre os convidados estĂŁo o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa e o ex-diretor jurĂdico dessa instituição Jacques MaurĂcio Ferreira Veloso de Melo).
AlĂ©m disso, o GT aprovou requerimentos de prestação de informaçÔes sobre o Banco Master â a serem feitas por Banco Central, PolĂcia Federal, Tribunal de Contas da UniĂŁo (TCU), MinistĂ©rio da Fazenda, BRB e CVM.
Investigação nos estados
O senador EsperidiĂŁo Amin (PP-SC), que faz parte do GT, disse que a PolĂcia Federal estĂĄ abrindo inquĂ©ritos em vĂĄrias unidades da federação.
Ele propĂŽs que o GT faça o acompanhamento desses inquĂ©ritos para âque sejam atualizadas as informaçÔes sobre todos os desdobramentos e as ramificaçÔes de inquĂ©ritos derivados das investigaçÔes sobre as irregularidades do Banco Masterâ. Â
Fonte: AgĂȘncia Senado.